quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Governo quer parceria continental para baratear roaming de celular

O governo brasileiro está discutindo com países vizinhos a integração continental da infraestrutura de telecomunicações que traria, entre outros benefícios, a redução do roaming internacional, que é o valor cobrado pelo uso do celular no exterior, segundo o ministro das Comunicações.

“Nós queremos fazer uma integração de infraestrutura de telecomunicações na região e, dentro disso, inclusive trabalhar essa questão do roaming. Eu acho absurdo o preço que se cobra”, disse Paulo Bernardo, em entrevista exclusiva ao G1.

O ministro disse que, no final de outubro, haverá uma primeira reunião no Chile para tratar do tema. Depois, no final de novembro, ministros da área de comunicação de todos os países da América Latina devem se encontrar em Brasília para debater um acordo. Saiba mais

2 Anos de Portabilidade

No dia primeiro de setembro de 2010, a portabilidade numérica completou dois anos de implantação em todo o território nacional. Nestes dois anos 6,3 milhões de usuários trocaram de operadora e mantiveram seus números, sendo 69,6% deles usuários de telefonia móvel e 30,4% de telefonia fixa.
 
No início da portabilidade o usuário tinha de esperar até cinco dias úteis para ter o serviço concluído, hoje esse prazo é de três dias úteis.
Fonte: http://www.teleco.com.br/portabilidade.asp

Brasil com 33,4 milhões de celulares 3G em Set/11

Segundo dados da Anatel, o Brasil terminou Set/11 com 33,4 milhões de celulares 3G, sendo 27,2 milhões aparelhos WCDMA e 6,2 milhões de terminais de dados 3G (14,7% dos celulares do Brasil são 3G).

Das adições líquidas de 2.696 mil acessos 3G no mês, 2.423 mil foram via aparelhos WCDMA e 273 mil por terminais de dados 3G.
 
A Anatel considera banda larga móvel a soma dos acessos WCDMA com todos os terminais de dados sejam eles 3G ou não. Pelo critério da Anatel existiriam 34,5 milhões acessos de banda larga móvel em Set/11, sendo 27,2 milhões aparelhos WCDMA e 7,3 milhões terminais de dados, que apresentaram adições líquidas de 215 mil acessos em Set/11.

A Claro é a líder em market share de acessos via aparelhos WCDMA e a Vivo via Terminais de Dados.
Fonte: http://www.teleco.com.br/3g_brasil.asp